Explorando o 'But': As Diversas Faces de uma Pequena Palavra
- Társis Guerra
- 26 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Uma das palavras mais conhecidas e poderosas do inglês é o “but”. Um simples conectivo que tem um papel fundamental na hora da comunicação, principalmente quando há a necessidade de expressar contraste entre ideias em uma mesma frase. Entretanto, o “but” não se limita a penas a essa função. Veremos, abaixo, mais sobre este conectivo versátil.
Uso Principal
O “but” é uma conjunção utilizada, em sua maioria, para indicar oposição, contraste em relação ao que foi dito anteriormente na frase. Ou seja, ele é quem introduz a sentença opositora da ideia anterior. Vejamos alguns exemplos para maior clareza:
I love pizza, but I’m not a fan of pineapple toppings. (Eu amo pizza, mas não sou fã de coberturas de abacaxi.)
She works hard, but she never complains. (Ela trabalha duro, mas nunca reclama.)
The Weather was beautiful, but we decided to stay indoors. (O clima estava lindo, mas decidimos ficar dentro de casa.)
I’m usually quiet, but I can be quite talkative around close friends. (Normalmente eu sou quieto, mas posso ser bem falante perto de amigos próximos.)
Como é possível notar, “but” pode ser traduzido como o “mas”, “porém”, “entretanto”. Expressando a ideia de desacordo com o que foi apresentado primeiro.
BUT no caso particular
Como visto anteriormente, o “but” é usado para contrastes, mas ele também pode desempenhar um papel muito importante quando queremos transmitir a ideia de exceção, exclusão e adição limitada em inglês. Confira abaixo alguns exemplos:
Podemos usar o “but” como exceção ou exclusão:
Everyone was invited to the party, but John. (Todos foram convidados para a festa, exceto o John.)
I like all fruits but bananas. (Eu gosto de todas as frutas exceto bananas.)
She’s fluent in several languages but Japanese. (Ela é fluente em várias línguas, menos japonês.)
Como em qualquer aspecto da linguagem, a clareza é fundamental e, sabendo que, a construção da frase, em ambos os casos, é semelhante, é de extrema importância considerar o contexto para garantir que a mensagem seja clara e não ambígua.
Embora seja comum fazer a associação do “but” com o sentido de contraste, precisamos lembrar que sua versatilidade vai além disso. Por isso, precisamos dominar estes usos adicionais do “but” para ampliar a compreensão e capacidade de comunicação em inglês. Então, pratique essas construções em diferentes contextos para melhorar e fortalecer suas habilidades no inglês. Espero que esse texto tenha ajudado e acrescentado mais um pouco de conhecimento na sua jornada de aprendizado do idioma.
Agora, me responde aí, você já sabia dessa outra forma de usar o BUT? 🤔
Until next time, folks!👋🎆
Comments